Mudanças no pagamento da fatura do seu cartão de crédito
pack cartões
Atualmente, você dispõe de quatro opções para pagamento da fatura do seu cartão de crédito Sicoobcard:

Pagamento do valor total da fatura, até o vencimento, sem cobrança de taxas.

Pagamento de um valor entre o mínimo estabelecido e o valor total – neste caso, você entra no crédito rotativo e pagará taxas no próximo período.

Parcelamento de fatura, em que você pode definir o número de parcelas e ainda aproveita taxas mais baixas que as do crédito rotativo.

Parcelamento da dívida total do cartão, inclusive as parcelas das compras que ainda vão vencer. Neste caso, é uma negociação que você pode fazer, procurando diretamente a sua cooperativa.

Novidade

A partir de 03/04/2017, devido a Resolução 4.549 do Conselho Monetário Nacional (CMN), o rotativo do cartão de crédito poderá ser utilizado, no máximo, por um período de 30 dias.

Por isto, se as suas despesas permanecerem no rotativo, após este período, elas serão parceladas, com taxas mais baixas que as do crédito rotativo. É a nova opção de pagamento que criamos para você manter as suas contas em dia: o Parcelamento do Rotativo.
Na prática

• Pagando o valor total da fatura até o vencimento, nada muda.

• Você continua com a opção de realizar o Parcelamento de Fatura, antes do vencimento, definindo, inclusive, o número de parcelas.

• Agora, se as suas despesas não forem pagas integralmente, após 30 dias de permanência do rotativo, elas serão divididas em 12 parcelas, com taxas diferenciadas, para que você possa quitar sua fatura tranquilamente.

Veja no exemplo abaixo:
simulação rotativo
Veja as opções de pagamento:
Lembre-se, pagar o total da fatura
é sempre a melhor opção,
evitando assim o pagamento de juros.

Perguntas frequentes
Crédito rotativo
O que é crédito rotativo?
É a linha de crédito disponibilizada para necessidades emergenciais. Ou seja, quando você não paga o valor total da fatura, mas paga um valor entre o Pagamento Mínimo e o Total, o valor restante é financiado até o vencimento da próxima fatura, com juros do Crédito Rotativo e IOF.
Quando entro no rotativo?
A entrada no crédito rotativo pode ocorrer em duas situações:

1. Quando você não paga o total da fatura, mas paga um valor igual ou acima do Pagamento Mínimo, gerando assim saldo remanescente sem pagamento;

2. Quando você não faz pagamento de nenhum valor ou paga valores abaixo do Pagamento Mínimo da fatura.
.
Quando não pago o valor mínimo, eu também entro no rotativo?

Sim, mas nesse caso você, além de entrar no crédito rotativo, onde incidirão juros sobre o saldo devedor, você também arcará com juros de mora e multa por atraso no pagamento.

O que mudou nas regras do crédito rotativo?

Antes, você podia permanecer no rotativo por tempo indeterminado. Agora, só ficará por 30 dias, conforme determina a Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) 4.549 de 26/01/2017. Na fatura subsequente, caso continue no rotativo, seu saldo devedor será parcelado automaticamente em 12 vezes.

O que muda se sempre pago o valor total da minha fatura?

Quando você paga o valor da sua fatura integralmente, até a data de vencimento, nada muda.

Parcelamento de fatura x Parcelamento do Rotativo
Caso eu não possa pagar o valor total da minha fatura, mas não queira entrar no crédito rotativo, tenho outra opção?

Sim. Você pode optar pelo Parcelamento de Fatura, que tem taxas de juros menores que as do rotativo. A contratação pode ser feita na sua cooperativa ou na Central de Atendimento Sicoobcard, onde é possível escolher a quantidade de parcelas a pagar, contanto que cada uma tenha o valor mínimo de R$ 30. Assim você mantém seu controle financeiro e continua usando seu cartão normalmente.

O que é o Parcelamento do Rotativo?

É um tipo de financiamento que é realizado quando você entra no rotativo e permanece por mais de 30 dias. Os juros são menores que o rotativo e seu saldo devedor é parcelado, em 12 vezes, mais encargos.

Qual a diferença do Parcelamento de Fatura e do Parcelamento do Rotativo?

O Parcelamento de Fatura pode ser solicitado por você, quando percebe que não poderá pagar o valor total da fatura. Você opta por esse tipo de parcelamento antes do vencimento e pode escolher a quantidade de parcelas em que deseja pagar. Para solicitar basta ligar na Central de Atendimento ou ir direto na sua cooperativa.

Já o Parcelamento Automático do Rotativo, é realizado quando você permanece no rotativo por mais de 30 dias. Assim sua fatura é dividida imediatamente em 12 parcelas fixas, para que você possa quitar sua divida e não perder o controle financeiro.

Posso antecipar o pagamento dos parcelamentos?

Sim, desde que seja para quitar todo o saldo devedor, tanto o Parcelamento de Fatura quanto o Parcelamento do Rotativo permitem a antecipação das parcelas com estorno dos juros futuros. Você pode solicitar na Central de Atendimento Sicoobcard ou na sua cooperativa.

Como ficará a minha fatura com o Parcelamento do Rotativo?

O Total da Fatura será composto por: 100% da parcela do Parcelamento + juros + IOF + 100% das novas compras do mês.

O Pagamento Mínimo será: 100% da parcela do Parcelamento + juros + IOF + 15% das novas compras do mês.

Se a fatura do meu cartão de crédito estiver em atraso, ao realizar o Parcelamento do Rotativo, a minha situação de atraso será regularizada?
Não. Para regularizar sua situação e seus dias em atraso, você deverá pagar ou negociar sua fatura antes do vecimento, evitando assim entrar no Parcelamento do Rotativo.

Receba todas as novidades Sicoobcard